Vai voar mais poeira nos consoles
DiRT é, sem sombra de dúvidas, um dos grandes jogos de corrida desta geração. Ao lado de seu primo Race Driver: GRiD, também desenvolvido pela Codemasters, o título é constantemente considerado um game indispensável para quem procura velocidade — e muita poeira — no mundo do entretenimento eletrônico.
A franquia já conta com dois jogos de sucesso, mas parece que a desenvolvedora está longe da linha de chegada. O motivo? DiRT 3 vem aí. O terceiro game da franquia promete retornar às raízes e ainda trazer diversos veículos novos e aprimoramentos na fórmula. Preparado?
Comendo poeira
Bem, muitos dos jogadores que desfrutavam de DiRT reclamavam da falta de fidelidade com os ralis da vida real. Realmente, DiRT estava mais para arcade do que para simulador. Contudo, a Codemasters promete agradar a gregos e troianos com a chegada de seu novo game, já que este deve ser o “maior jogo de corrida que os estúdios já encararam”, conforme menciona a própria companhia.
Esta afirmação se torna clara quando a empresa menciona os carros que estarão disponíveis no jogo. Diversos veículos serão reconhecidos por aqueles que acompanham o esporte, assim como os pilotos que dominam as máquinas.
A seleção de carros promete ser bem variada, partindo desde o Mini Cooper S de Pat Moss até o Peugeot 207 S2000 de Kris Meeke. O bacana é que DiRT 3 também terá veículos categorizados de acordo com seu ano de lançamento. Os jogadores podem conferir grandes clássicos dos anos 1970, como o Lancia Stratos e vários outros. Além disso, carros dos anos 1980 (como Quattro S1, RS2000 e Peugeot 205) e 1990 (como Celica, Lancia Delta Integrale e o 555 Subaru de Colin McRae) também aparecem no título.
Em sua jornada, você contemplará diversas localidades distintas. Dentre as novas, temos Finlândia, Noruega e Monte Carlo. A licença da World Rally Championship também está no game, garantindo pistas oficiais e outros detalhes que devem manter DiRT 3 com os pés no chão. Ken Block, o americano que representa a série DiRT, acaba de ingressar na categoria Premium do campeonato, representando um grande momento tanto para o competidor quanto para a própria Codemasters.
Foco nas pistas
O título promete trazer uma apresentação menos glamorosa que seu antecessor, com menus monocromáticos e sem muitos enfeites e efeitos fora da corrida. Contudo, durante as competições o jogador deve ser presenteado com visuais espetaculares, graças ao novo sistema de iluminação concebido pela companhia. Além disso, o clima atmosférico promete marcar presença, trazendo chuva, sol e muita neve.
Mas, fora o modo comum de correr, DiRT 3 também trará algumas modalidades diferentes. Uma delas é a Gymkhana, que obriga o jogador a abusar de suas habilidades enquanto corre em espaços pequenos e repletos de obstáculos. Uma boa dica é usar bastante a técnica drift.
Outro modo interessante é o Compound, uma espécie de arena aberta que pode ser jogada tanto online quanto offline. Nela, você encontrará várias rampas e objetos que parecem ter saído diretamente de uma pista de skate. Os objetivos aqui variam, mas espere por muitos mini games e coisas do tipo. O legal é que você poderá aproveitar tudo isso com um colega através do multiplayer com tela dividida — pela primeira vez na série.
Quanto à jogabilidade, a Codemasters promete ajustar a formula de DiRT 2, equilibrando-a para que tanto os fãs de jogos arcade quanto os de simuladores se adaptem. Uma das novidades está nos Replays, já que agora é possível enviá-los para o Facebook com o simples toque de um botão.
DiRT 3 tem tudo para ser mais uma excelente aposta da Codemasters. Diversos carros, localidades distintas, efeitos climáticos e vários modos de jogo são apenas alguns motivos para ficarmos atentos ao título, que deve chegar às lojas em 2011 no Xbox 360, PlayStation 3 e PC.
Fonte: Baixaki Jogos Creditos a Gabriel Soto Bello